DestaquesSociedade

Unicef destaca programas a favor da criança

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) considerou, nesta sexta-feira, fundamentais os programas implementados pelo Executivo angolano a favor da saúde, educação e bem-estar das crianças.

Numa mensagem alusiva ao Dia da Convenção sobre os Direitos da Criança, que se assinala nesta sexta-feira, 20, o Unicef considera estar-se perante um ambiente bastante desafiador para a humanidade, pelo facto de a crise atingir a vida das crianças e das famílias mais pobres.

Conforme o representante do Unicef em Angola, Ivan Yerovi, a redução do impacto da Covid-19 na vida das crianças passa pelo investimento em políticas que assegurem o acesso à aprendizagem, acesso aos serviços de nutrição e saúde, disponibilidade de vacinas para cada criança, aumento do acesso a água potável, saneamento, higiene, promoção de políticas redução da pobreza e recuperação inclusiva para todos.

”O Unicef reconhece com elevada satisfação as acções desenvolvidas pelas autoridades angolanas e os seus parceiros, que, de alguma forma, vão ao encontro destas medidas. Neste capítulo destaca-se, por exemplo, o reforço da protecção social das famílias por meio dos vários programas de protecção social implementados em diferentes localidades do país, atingindo as famílias mais pobres, como é o caso do programa Kwenda implementado pelo Fundo de Apoio Social, o Programa Luanda Emergência Covid-19 coordenado pelo Governo da Província de Luanda e o Programa Valor Criança implementado pelo Masfamu, com o financiamento da União Europeia e o apoio técnico do Unicef e do Consórcio de Empresas Louis  Berger”, reforça.

Ivan Yerovi  afirma que o Programa Valor Criança, lançado em 2019, já beneficiou mais de 18 mil crianças nas províncias do Uíge, Moxico e Bié, onde está em fase piloto.

Adianta que o Unicef reconhece ainda o esforço para assegurar a vacinação de várias crianças contra a poliomielite,  sarampo,  rubéola e a administração de vitamina A.

Durante as diferentes campanhas de vacinação realizadas desde Julho de 2020,  adiantou, as equipas de vacinação procuram ajustar as suas estratégias a fim de assegurar que mesmo em tempo de pandemia as crianças sejam protegidas de várias doenças.

No capítulo da protecção, avança,  é importante destacar a expansão do registo de nascimento por meio do Programa de Massificação do Registo Civil implementado pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, e a linha de denúncias SOS Criança -15015, pelo Instituto Nacional da Criança, que permite a notificação de vários casos de violência contra criança e acções de atendimento às crianças vitimas seguindo procedimentos alinhados com as recomendações globais.

Para o responsável, estas acções demonstram que, com o investimento necessário, nos sectores chave -como é o caso do sector social-é possível ser criado um sistema capaz de dar resposta às necessidades das crianças e famílias, particularmente as mais vulneráveis e criar mecanismos de resiliência que contribuem para a redução do impacto de crises como a que se vive actualmente.

“Os desafios impostos pela Covid-19 devem levar-nos a repensar um mundo diferente para cada menino e menina, um mundo onde sejam assegurados todos e cada um dos direitos, por meio da melhoria da assistência sanitária, o acesso à educação, aos cuidados da primeira infância, à protecção contra todas as formas de violência e à um planeta saudável e sustentável”, apela Ivan Yerovi.

Para assinalar a data, o Unicef junta-se à um grupo de jovens artistas urbanos para promover mensagens sobre a promoção e protecção da criança por meio da pintura.

Os jovens artistas representam os sonhos e anseios das crianças num mural situado na estrada da Samba, junto ao Hospital Josina Machel.

Já a actriz e cantora angolana Neide Van-Dùnem junta-se ao Uunicef como “Amiga da Criança”para elevar a sua voz a favor da promoção de vários assuntos relacionados com os direitos da criança, numa iniciativa que pretende trazer outras vozes a favor da criança.

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker