DestaquesLifestyleSociedade

Mais de 370 vinhos portugueses em prova na cidade de Luanda

A Grande Prova dos Vinhos de Portugal em Luanda vai ter lugar a 27 de Junho, no HCTA – Hotel de Convenções de Talatona, entre as 17h e as 21h. São esperados 950 visitantes, neste que é já um dos mais aguardados eventos em Luanda.

Os profissionais do sector convidados vão poder experimentar o melhor do néctar português.

“Portugal é o país do qual Angola importa mais vinho, sendo por isso estratégico para os Vinhos de Portugal fortalecer a sua imagem de liderança com eventos como a Grande Prova Anual, impactando os líderes de opinião do mercado e reforçando a educação junto do trade”, afirma Jorge Monteiro, Presidente da ViniPortugal.

Em antecipação à Grande Prova Anual realizam-se três acções, em linha com a contribuição que os Vinhos de Portugal têm procurado dar ao conhecimento e qualidade dos sectores da Grande Distribuição e Retalho em Angola.

No dia 26 de Junho, Luís Lopes, director da revista da especialidade, Vinho Grandes Escolhas, dará uma formação aos colaboradores do hipermercado Deskontão. Os vinhos em prova nesta formação são: Quinta do Portal Douro branco 2017; Adega Mayor Caiado Alentejo tinto 2016; Courela Alentejo tinto 2017; Herdade do Peso Sossego Alentejo tinto 2017; Monte da Ravasqueira Clássico Alentejo tinto 2018; Pousio Selection Alentejo tinto 2016; Reserva do

Monte Lisboa tinto 2017; Tons de Duorum Douro tinto 2016; Vinha da Urze Douro tinto 2016; Adega de Borba Premium Alentejo tinto 2016; Pousio Alentejo Reserva tinto 2014; e Duas Quintas Douro Reserva tinto 2016.

No mesmo dia, o Clube Vinhos de Portugal, formado por algumas das personalidades angolanas de maior renome, reúne-se no Espaço Luanda em Talatona. Cada um dos membros do clube foi desafiado a trazer consigo um convidado da sua esfera social ou profissional, para que mais pessoas influentes possam provar o vinho português. No welcome drink os convidados irão provar o vinho João Portugal Ramos Monção e Melgaço Alvarinho branco 2017.

As entradas e prato de peixe irão harmonizar com os vinhos Nostalgia Monção e Melgaço Alvarinho branco 2017, Cartuxa Alentejo branco 2017 e o Impar Alentejo tinto 2012. Os pratos de carne serão acompanhados com os vinhos Ravasqueira Vinha das Romãs Alentejo tinto 2016, Adega Mayor Reserva do Comendador Alentejo tinto 2014, Bons Ares Douro tinto 2015 e Adega de Borba Garrafeira tinto 2011.

No dia 27 de Junho, mesmo antes da Grande Prova, entre as 15h e as 17h, decorrerá a Masterclass Vinhos de Portugal à Mesa para o canal HoReCa no HCTA – Hotel de Convenções de Talatona. Os Vinhos Brancos que estarão à prova nesta Masterclass são: Quinta da Aveleda Vinho Verde branco 2017 e Herdade do Peso Sossego Alentejo branco 2018. Nos Vinhos Tintos iremos contar com a participação, Marquês de Borba Vinhas Velhas tinto 2016, Adega de Borba Reserva tinto 2015, Cortes de Cima Tinto 2015, Quinta Nova Terroir Blend 2016, CARM Reserva tinto 2016 e Duas Quintas Reserva tinto 2016.

As exportações de vinho português para Angola em 2018 apresentou uma variação negativa de 13,4% em valor e 14,7% em volume ao contrário de 2017 que se tinha apresentado como um ano de inversão da tendência fechando com uma taxa de crescimento de 40% em valor exportado, esta situação deveu-se a questões de ambiente macroeconómico e cambial. Em 2018, Angola importou 22,7 milhões de litros de vinho no valor de 39.6 milhões de euros, registando uma diminuição face a 2017. Isto apesar de uma ligeira redução das vendas em volume e valor, o preço médio teve uma correcção positiva de 1,6%.

“Com base nos dados de 2018, Portugal ocupa o primeiro lugar na escolha dos angolanos, com uma quota de 80%, seguindo-se a África do Sul com 8,5% e França com 4,3%”, acrescenta Jorge Monteiro.

Com base em dados disponíveis, o vinho representa cerca de 30% do mercado de bebidas alcoólicas em Angola. O seu consumo está, porém, muito concentrado em Luanda. 98% do consumo de Angola assenta em vinho seco (ou vinho de mesa).

Sobre a ViniPortugal/Vinhos de Portugal

A ViniPortugal é a Associação Interprofissional do Sector Vitivinícola e a entidade gestora da Marca Vinhos de Portugal. Tem como objecto a promoção da imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos por excelência através da valorização da marca Vinhos de Portugal.
Fundada em 1997 enquanto associação privada sem fins lucrativos, agrupa estruturas associativas e organizações de profissionais ligadas ao comércio (ANCEVE e ACIBEV), à produção (FENAVI e FEVIPOR), às cooperativas (FENADEGAS), aos destiladores (AND), aos agricultores (CAP) e às regiões demarcadas (ANDOVI).

Através da ViniPortugal, a marca Vinhos de Portugal está presente de forma consistente em 5 continentes e 16 mercados estratégicos. (Platina Line)

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close