AngolaCulturaDestaquesSociedade

INPC encoraja preservação dos monumentos e sítios

A directora do Instituto Nacional do Património Cultural, Cecília Gourgel, encorajou, este domingo, a população a preservar os monumentos e sítios para salvaguardar a identidade e a cultura de cada região do país.

Em declarações à ANGOP, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala segunda-feira, a directora  sublinhou que o Executivo encara a preservação do património nacional como uma das suas prioridades.

Segundo Cecília Gourgel, o Executivo tem programas e projectos de recuperação e requalificação das infra-estruturas, onde se incluem os monumentos e sítios históricos.

Cecília Gourgel afirmou que a reabilitação dos monumentos, por serem edifícios antigos, é onerosa, tendo em conta que obriga a manutenção das linhas arquitectónicas, para não perderem os seus traços característicos iniciais.

Lamentou, no entanto, o facto de o esforço do Executivo, ligado à restauração dos monumentos, esbarrar nas acções de vandalização dos mesmos.

Adiantou que o sector tem trabalhado com as administrações locais e realizado campanhas de sensibilização para evitar a destruição destes bens patrimoniais.

“A preservação do património é uma tarefa de todos, por ser parte fundamental da herança cultural nacional”, disse.

Dados disponíveis indicam que o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA)  tem inventariados mil e 357 bens culturais susceptíveis à classificação como monumentos e sítios nacionais.

No país, foram classificados 280 bens como património cultural imóvel e inscritos três bens na lista indicativa da UNESCO.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios tem como objectivo destacar a importância dos monumentos e sítios na história e identidade dos vários povos, bem como apelar à sua preservação e valorização.

Este dia foi criado pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, em 1982. No ano seguinte, a UNESCO reconheceu esta data, na 22ª Conferência Geral. (ANGOP)

Tags
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker