AngolaDestaquesRegiõesSociedade

Fornecimento de água regista melhorias no Dondo

Dondo - O abastecimento de água potável a 20 mil dos 75 mil habitantes da cidade do Dondo, sede do município de Cambambe, província do Cuanza Norte, regista melhorias significativas, nos últimos meses, com a expansão da rede local, que permitiu a instalação de 400 novas ligações domiciliares.

Segundo o responsável da secção de Energia e Águas da administração municipal de Cambambe, José de Oliveira, a cidade conta com um novo sistema compreende uma captação construída sobre uma plataforma flutuante, onde está instalada uma electrobomba submersiva, com capacidade para bombear 45 metros cúbicos de água/hora, que vai ser reforçada nos próximos dias, com a montagem de mais duas bombas de igual potência.

Compreende ainda um reservatório de mil metros cúbicos de água, 35 quilómetros de rede de distribuição, composta por uma conduta primária de 160 milímetros que alimenta diversos ramais de 60 e 140 milímetros em substituição da antiga conduta de fibrocimento.

“A antiga conduta de fibrocimento, com cerca de 60 anos de existência, foi desactivada devida ao seu estado absolecto e por ser incompatível com os novos padrões de redes de distribuição de água segura, recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ”, frisou o responsável.

José Maria de Oliveira referiu que o sistema que entrou em funcionamento, em Fevereiro deste ano, pós fim os 14 anos de privação do fornecimento de água canalizada à cidade do Dondo, facto que obrigava os munícipes a consumirem água bruta extraída directamente do rio Kwanza.

Apesar disso, referiu, as obras de construção do novo sistema de distribuição de água ao Dondo, iniciadas em 2015, no quadro de um investimento não especificado do Ministério de Energia e Águas, ainda não estão concluídas.

Disse que as obras, que conheceram sucessivos interregnos por razoes financeiras, a cargo da empresa  “Ambergol” foram executadas na ordem de 75 porcento e serão concluídas gradualmente, com a instalação de  mais duas electrobombas e das restantes 600  ligações  domiciliarias e 12 chafarizes.

O projecto prevê a instalação de mil ligações e 50 fontenários públicos, bem como a expansão desses serviços aos bairros Terra Nova e 10 de Agosto.

A cidade do Dondo é habitada por 75 mil e 715 residentes, distribuídos em sete zonas, dos 90 mil 766 habitantes do município de Cambambe. (angop)

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ver também

Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker