Sociedade

Banco Económico apoia a 4ª edição do “Soletrar Angola”

A organização Saber Sem Limites, com o apoio do Banco Económico, acaba de lançar a 4ª edição de do concurso “Soletrar Angola”, um projecto que volta a desafiar os alunos de 18 escolas da Província de Luanda a soletrar, correctamente, e a explicar o significado de um número máximo de palavras, em um minuto.

A cerimónia de abertura da quarta edição desta competição escolar realizou-se no dia 14 de Julho, no Auditório Banco Económico, em Luanda.

Criado em 2015, pela Associação Saber Sem Limites, “Soletrar Angola” é um projeto de cariz social, na área da educação, com o objetivo de estimular o conhecimento linguístico dos alunos. A competição consiste na realização de jogos de palavras, nos quais os concorrentes têm de conhecer o significado das palavras e conseguir soletrá-las correctamente no menor tempo possível, à semelhança do modelo internacional que serviu de inspiração a este projeto – o popular “Spelling Bee”.

Reconhecido pelas suas mais-valias pedagógicas, sobretudo para estimular o domínio da língua, escrita e falada, este concurso é um importante apoio na aquisição de uma pronúncia correta e na definição da raiz das palavras, permitindo às crianças corrigirem erros ortográficos e de dicção, ao mesmo tempo que contribui para aumentar a sua capacidade de interpretação dos textos. Inegáveis são ainda as capacidades deste jogo na elevação do nível de oratória e de argumentação dos alunos, ao mesmo tempo que promove um espírito de concorrência saudável, nos jovens.

Por considerar que este projecto está em linha com a sua estratégia de responsabilidade social, na área da educação, o Banco Económico apoia a quarta edição do “Soletrar Angola”, que irá decorrer ao longo deste ano lectivo, nas escolas da Província de Luanda. A cerimónia de apresentação da actividade contou com representações de teatro e proclamações de jogral realizadas por escolas. Para além disso, decorreu também uma primeira competição de soletração, entre os alunos das escolas 1101 e 1106, do Distrito das Ingombotas.

“Soletrar Angola” – passo a passo

Para a quarta edição do “Soletrar Angola” irão concorrer 18 escolas de vários municípios – Cacuaco, Cazenga, Luanda e Viana – e distritos – Ingombotas, Kilamba Kiaxi, Maianga, Rangel, Samba e Sambizanga – da Província de Luanda. Cada escola apresentará 20 alunos candidatos, com idades compreendidas entre os 8 e os 16 anos, perfazendo um total de 360 concorrentes, que, no âmbito da competição, terão de soletrar correctamente o maior número de palavras e os seus significados em um minuto.

O concurso será dividido em diversas fases, começando com uma primeira eliminatória, de 17 a 28 de Julho, com todos os concorrentes, seguida de uma segunda eliminatória, entre 30 de Julho a 6 de Agosto. Segue-se a prova dos oitavos-de-final, entre 1 e 8 de Setembro, na qual irão participar os 100 melhores concorrentes. A fase seguinte será a dos quartos-de-final, de 15 a 22 de Setembro, com o apuramento de 80 alunos. Depois, no dia 13 de outubro, a meia-final apurará 40 alunos, 20 dos quais serão seleccionados para a final, que decorrerá a 20 de Outubro.

(Foto: D.R.)

Através desta parceria, o Banco Económico pretende contribuir para o desenvolvimento e melhoria da aprendizagem da língua portuguesa e, consequentemente, ajudar a estimular as crianças angolanas a desenvolverem as suas capacidades académicas.

O banco pretende ser um agente de transformação e de criação de valor social nas áreas estratégicas da sociedade angolana, e desenvolve a sua actividade de responsabilidade social através da realização de programas e acções nas áreas da educação, saúde, cultura, desporto e ambiente. (Platina Line)

 

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker