AngolaDestaquesPolítica

UNITA: Adalberto da Costa Júnior escolhe uma mulher para vice e coloca Liberty Chiyaka na linha da frente do combate político parlamentar

Adalberto da Costa Júnior escolheu para sua vice-presidente na liderança da UNITA Arlete Lione Chimbinda e já começou a erguer aquela que vai ser a sua Comissão Política, escassas horas depois de ter terminado o XIII Congresso Ordinário do maior partido da oposição, na sexta-feira, que o elegeu para substituir Isaías Samakuva.

O XIII Congresso Ordinário da UNITA deliberou a criação de duas vice-presidências, tendo sido nomeado para segundo vice-presidente, o até então Secretário provincial do Bengo, Simão Albino Dembo.

A nomeação de Secretário-geral da UNITA recaiu sobre Álvaro Chikwamanga Daniel e para seu adjunto foi nomeado Vírgílio Pedro Samussungo, que até à data de sua nomeação exerceu funções de secretário provincial da UNITA, na Lunda Sul.

Liberty Chiaka, Presidente do Grupo parlamentar da UNITA (Foto: D.R.)

A UNITA passa a contar, a partir de agora, com um secretário-geral adjunto para as Autarquias Locais, Lázaro Kakunha, que deixa o cargo de secretário nacional de gestão de quotas. Finalmente, o cargo deixado vago por Adalberto Costa Júnior no na liderança do grupo parlamentar passa a ser ocupado por Liberty Chiyaka, que deixa, assim, o cargo de secretário provincial do Huambo, e que chegou a anunciar que seria candidato à liderança da UNITA acabando por desistir pouco depois.

Entretanto, foi também este sábado eleita a Comissão Política da UNITA, tendo tomado posse perante o XIII Congresso passando a integrar 351 membros efectivos e 60 suplentes. O alargamento dos membros da Comissão Política foi justificado pela necessidade de se dar maior espaço às mulheres e jovens no órgão deliberativo, nos intervalos dos Congressos. (Novo Jornal)

 

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ver também

Close
Close