CooperaçãoDestaquesEconomiaPolíticaUnião Europeia

UE doa 58 milhões de euros para ajudar países do Sahel e República Centroafricana

A União Europeia (UE) acaba de desembolsar 58 milhões de euros para uma ajuda humanitária de emergência aos países do Sahel e à República Centroafricana (RCA), indica um comunicado da Comissão Europeia transmitido à imprensa.

Estes fundos devem servir para financiar um apoio alimentar e nutricional, água potável, abrigos e cuidados médicos às populações necessitadas no Sahel e na RCA, lê-se no documento.

Segundo a repartição destas ajudas, a Nigéria recebe 10 milhões de euros, o Mali e o Níger seis milhões de euros cada, o Burkina Faso e a Mauritânia cinco milhões de euros, o Tchad 12 milhões e os Camarões três milhões de euros.

Aos 58 milhões de euros, acrescentam-se três milhões destinados a financiar os tratamentos da desnutrição.

A UE pretende ajudar estes países a fazerem face à grande crise alimentar prevalecente na região onde, segundo o comunicado, a desnutrição aguda e a insegurança alimentar afetam vários milhões de pessoas, em particular crianças.

Por sua vez, a República Centroafricana beneficiará duma ajuda humanitária avaliada em oito milhões de euros destinada às pessoas deslocadas no interior do país.

Na RCA, quase dois milhões 500 mil pessoas, ou seja a metade da população do país, necessitam duma ajuda alimentar,  precisa o comunicado. (Panapress)

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close