AngolaDestaquesPolítica

Tchizé dos Santos critica retirada de segurança da sua residência em Luanda

A antiga deputada do MPLA e filha do ex-Presidente José Eduardo dos Santos, Welwitschea José dos Santos, mais conhecida como Tchizé dos Santos, diz ter sido informada sobre a retirada da sua segurança pessoal a mando da Presidência da República.

A Polícia Nacional promete pronunciar-se e o jurista Albano Pedro discorda da leitura de Santos.

“Fui informada que a Presidência da República deu orientações para tirar a segurança da minha casa particular, quando a lei dos antigos presidentes da República que abrangem José Eduardo dos Santos e Agostinho Neto têm direito a segurança e passaporte diplomático”, afirmou a antiga parlamentar que perdeu o mandato de deputada devido a ausências prolongadas e reiteradas nas reuniões plenárias.

Welwitschia "Tchizé" dos Santos, filha de José Eduardo dos Santos

VEJA TAMBÉM

Tchizé dos Santos diz que “JLO não vai abrir champanhe”e critica telefonema à esposa “que abandonou o marido”

Entretanto, o jurista Albano Pedro tem uma leitura ligeiramente diferente de Tchizé dos Santos, ao dizer que “aquilo que se percebe a nível da Constituição os direitos que decorrem das imunidades atribuem-se apenas ao Presidente da República e não é extensivo à família”.

No entanto, Pedro admite que a antiga deputada poderia questionar a decisão como parlamentar porque, com a legislatura em curso, “na qualidade de deputada com mandato suspenso, a situação de suspensão não é uma extinção do mandato, por isso, pode efectivamente ter a guarda da residência”.

Contactada pela VOA, a Polícia Nacional promete pronunciar-se a qualquer momento. (VOA)

Tags
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker