ÁfricaPolíticaS. Tomé e Príncipe

S. Tomé e Príncipe: Independência-PR pede União

São Tomé e Príncipe continua a ser um país muito dependente do apoio internacional para sobreviver. Constatação do Presidente da República Evaristo Carvalho, no balanço que fez dos 42 anos sobre a proclamação da independência nacional. O Chefe do Estado apelou a união e coesão nacional, para juntos todos os são-tomenses darem a sua colaboração na luta pelo desenvolvimento do arquipélago.

O Chefe de Estado, considera que os problemas que entravam o progresso do país, continuam presentes após 42 anos. «Se em 12 de Julho de 1975, alcançamos de forma irreversível a independência política, hoje volvidos 42 anos prosseguimos ainda no caminho da conquista d independência económica, com insistência e determinação», declarou o Presidente da República.

Defendeu a implementação de reformas que devem ser transversais para facilitar o investimento privado estrangeiro, e promover o crescimento.

A construção do porto em águas profundas e a modernização do aeroporto internacional, são projectos ainda em estudo, mas que segundo Evaristo carvalho, deverão galvanizar a economia nacional. «O dia a dia do nosso país depende da generosidade internacional, pois as nossas despesas de investimento são financiadas em mais de 90%, por recursos externos o que limita as autoridades a execução de uma política genuína de desenvolvimento sustentado», acrescentou, Evaristo Carvalho.

O futuro desafia São Tomé e Príncipe a promover a unidade no seio dos seus filhos e evitar exclusões. «À família são-tomense queria fazer um apelo de união à estabilidade social e política, a paciência, e ao sacrifício partilhado por todos», concluiu.

Desfile de grupos culturais e das forças armadas de São Tomé e Príncipe, animou a festa da independência na cidade da Trindade. (Télanon)

Por: Abel Veiga

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close