ÁfricaDestaquesPolítica

Presidente Essebsi aborda relações entre Tunísia e ONU

O Presidente tunisino, Béji Caid Essebsi, reuniu-se domingo com o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, à margem da 32ª cimeira da União Africana (UA) em Addis Abeba, na Etiópia, anunciou o ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros, Khemaies Jhinaoui.

A reunião abordou as relações entre a Tunísia e as Nações Unidas em diferentes domínios, a situação na Líbia e os esforços desdobrados pela Missão da Organização das Nações Unidas na Líbia para alcançar uma solução política da crise, acrescentou Jhinaoui.

O Secretário-Geral da ONU reafirmou a importância da iniciativa da Presidência destinada a encontrar uma solução ao dossiê líbio e apelou para uma solução mais acrescida a esta iniciativa, nomeadamente na altura em que o processo político na Líbia atravessa “um período sensível”, indicou o ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros.

Guterres saudou também os esforços da Tunísia que apoiam continuamente a missão do enviado especial da ONU na Líbia.

O Presidente Essebsi afirmou, além disso, que a Tunísia lidera os países que trabalham para consolidar a situação no continente africano, precisando que a agenda do Presidente está consagrada às questões essenciais para África.

Numa declaração feita à imprensa antes da abertura dos trabalhos da cimeira, Essebsi lembrou que “o nome de África vem da Tunísia, e devemos contudo naturalmente liderar os países que trabalham para reforçar a situação em África”, acrescentado que “apoiamos o trabalho rápido e profundo para África”. (Panapress)

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close