ÁfricaDestaquesPolítica

Presidente egípcio recebe Thabo Mbeki no Cairo

O Presidente egípcio, Abdel Fattah Al-Sisi, recebeu terça-feira, no Cairo, o antigo Presidente sul-africano, Thabo Mbeki, e presidente do Grupo de Instauração de Alto Nível da União Africana (UA) para o Sudão, Sudão do Sul e Corno de África, anunciou o porta-voz da Presidência egípcia, Bassam Ridha.

O Presidente egípcio afirmou, na ocasião, a prioridade dada pelo seu país à resolução de todos os dossiês em África para a paz e a segurança, graças ao reforço da diplomacia preventiva e dos mecanismos de mediação a nível da União Africana para encontrar soluções africanas aos problemas africanos.

O Egito prioriza também o apoio ao programa de reconstrução e desenvolvimento bem como à construção das instituições nacionais depois das crises, sublinhou o Presidente egípcio, citado pelo seu porta-voz.

O chefe de Estado egípcio saudou igualmente os esforços de Mbeki a esse respeito, indicando que o Egito está disposto a cooperar com o antigo Presidente sul-africano para apoiar os esforços do Mecanismo da União Africana de Alto Nível com vista a permitir o êxito da sua missão.

Por seu turno, Mbeki saudou o papel do Egito na busca da paz e da segurança em África, respeitando o compromisso de fazer calar as armas até 2020, sublinhando a importância do Egito e o seu peso como ator principal na instauração de um trabalho africano comum.

Mbeki fez também uma exposição sobre as atividades do Mecanismo Africano de Alto Nivel para realizar a estabilidade e a segurança no Sudão e no Sudão do Sul.

A reunião abordou várias questões, incluindo a segurança do Mar Vermelho e os meios de garantir a paz e  a segurança no Corno de África, indicou o porta-voz, revelando que as duas partes decidiram intensificar a coordenação e a concertação nessa matéria. (Panapress)

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ver também

Close
Close