AngolaCooperaçãoDestaquesInvestimentoPolíticaSociedade

PR quer diversificar cooperação com China

O Presidente da República, João Lourenço, augurou, este sábado, a contínua exploração das melhores vias para diversificar e estreitar os laços tradicionais de amizade, alicerçados na solidariedade internacional e comunidade de valores entre Angola e a China.

Numa mensagem de felicitação enviada ao seu homólogo chinês, Xi Jinping, pelos 73 anos da República Popular da China, João Lourenço diz estar convicto de que as relações entre os dois países contêm todo o potencial para insuflar uma nova dinâmica de cooperação, capaz de granjear resultados concretos e benefícios mútuos na realização de projectos comuns.

O Chefe de Estado enalteceu o progresso ininterrupto realizado pela China desde a segunda metade do século XX, projectando este país no concerto das nações não só como referência mundial de estabilidade, progresso e desenvolvimento, mas também como mais um pilar sobre o qual se fortifica a construção da paz e da segurança mundial.

Desde 2007, Angola é o maior parceiro comercial da China em África, com um volume de negócios que registou, só em 2010, um total de 24,8 mil milhões de dólares norte-americanos.

Em 2017, o valor das trocas comerciais com o gigante asiático ascenderam, no I trimestre, em 61,32 por cento, ou seja, para 5,55 mil milhões de dólares norte-americanos.

No final de 2018, a China aprovou uma nova linha de financiamento de 2 mil milhões de dólares norte-americanos. (ANGOP)

Tags
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider