DestaquesPolíticaSADC

Participantes aos jogos de polícias da SADC já em Luanda

Luanda - As delegações que vão participar, de 03 a 13 do corrente mês, em Luanda, nos décimos jogos de polícia da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) já estão na capital do país.

A confirmação foi feita esta sexta-feira, em Luanda, pelo Comissário Rui Cardoso, membro da organização evento denominado “Organização Regional da Polícia da África Austral (SARPCCO)”.

Em declarações à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Comissário confirmou a chegada de todas delegações participantes aos décimos jogos de polícia da SADC, apesar da delegação da República Democrática do Congo ainda não estar completa.

Adiantou que a abertura dos jogos acontece este sábado, no estádio dos Coqueiros, em Luanda, pelas 15 horas.

No lançamento desta edição, o comandante-geral da Polícia Nacional, comissário-geral Paulo de Almeida, afirmou que não está em causa os troféus e ganhos, nem os números de medalhas a arrecadar, mas o reforço e fortalecimento das relações culturais dos efectivos envolvidos no encontro e que representam solidariedade, fraternidade e amizade entre as forças policiais da SADC.

Participam dos jogos da SARPCCO mais de mil atletas em representação de nove dos 15 Estados que fazem parte da organização.

Trata-se de Angola, Moçambique, África do Sul, República Democrática do Congo, Malawi, Zâmbia, Zimbabwe, Tanzânia e Lesotho.

Durante o campeonato serão disputadas as modalidades de xadrez, futebol, ténis de campo, dama, voleibol, atletismo e andebol.

Os jogos serão realizados nos pavilhões multiuso do Kilamba, Bombeiros, Refriango, quadra do clube de ténis de Luanda, estádios 22 de Junho e dos Coqueiros.

A organização regional aglutinadora das corporações policiais dos Estados membros da SADC foi esboçada a 23 de Setembro de 1994, durante um encontro de operativos em Mananga, Reino da Swazilândia, actual Swatini.

A SARPCCO foi fundada por onze países, designadamente Angola, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Swazilândia (eSwatini), Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe. (Angop)

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker