AngolaDestaquesPolítica

Governo angolano assegura despesas com José Eduardo dos Santos

O governo angolano está a custear as despesas com o internamento do antigo Presidente José Eduardo dos Santos numa clínica em Barcelona (Espanha) informou, quinta-feira, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.

O ministro, que falava à TPA,  esclareceu, igualmente, que a delegação que o acompanha para se inteirar do estado de saúde de José Eduardo dos Santos não está em Espanha para orientar os médicos a desligarem as máquinas que garantem a assistência ao antigo Presidente angolano.

“Quando se chega nestas circunstâncias a decisão geralmente é da família. Por outro lado, nós somos africanos e temos uma certa cultura que não conduzem até a esse ponto”, referiu Téte António.

Sobre o real estado de saúde do antigo Presidente da República, o ministro adiantou que são detalhes que “não podemos dar”, para quem limitou-se em cumprir uma missão orientada pelo Chefe de Estado, João Lourenço, a quem vai reportar todas as informações fornecidas pelos médicos.

O antigo Presidente regressou a Barcelona no início de Março do corrente ano, para dar sequência ao tratamento médico, iniciado em 2019.

José Eduardo dos Santos, de 79 anos de idade, chegou ao poder em Setembro de 1979, depois da morte do primeiro Presidente de Angola e Fundador da Nação, António Agostinho Neto.

Ocupou as funções durante 38 anos, até Setembro de 2017, altura em que foi sucedido pelo actual Presidente da República, João Lourenço.

Além de Presidente da República, foi Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA) e Presidente do MPLA, partido que governa o país, desde a proclamação da independência nacional, a 11 de Novembro de 1975. (ANGOP)

Tags
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker