ÁfricaDestaquesPolítica

Gabão: Noureddin Bongo Valentin deposto do cargo de coordenador geral dos assuntos presidenciais

Nomeado a 5 de Dezembro de 2019, Noureddin Bongo Valentin assumiu as rédeas do palácio após a queda de Brice Laccruche Alihanga, o ex-chefe de gabinete do chefe de Estado suspeito de peculato e lavagem de dinheiro, e desde então preso.

O actual ex-coordenador geral dos assuntos presidenciais adquiriu considerável influência nos últimos dois anos e era considerado o homem mais poderoso do Palácio do Mar depois do pai, Ali Bongo Ondimba. Grandes obras, saúde, diversificação económica … Ele podia intervir em todos os casos, enquanto Jean-Yves Teale, o secretário-geral da presidência, e Théophile Ogandaga, chefe de gabinete do chefe de Estado, ficavam para trás.
“Conselheiro estratégico”

Em Março de 2020, Noureddin Bongo Valentin também havia ingressado no cargo político do Partido Democrático Gabonês (PDG, no poder), responsável por ajudar a restaurar a ordem na perspectiva das eleições presidenciais de 2023.

Devemos ver em seu despejo o sinal de um desentendimento entre o filho e o pai? Seria prematuro afirmar isso, especialmente porque Noureddin Bongo Valentin foi nomeado, em 10 de Setembro, “assessor estratégico” do presidente do CEO, Ali Bongo Ondimba. Libreville também está fervilhando com rumores de remodelação e esta sequência também pode ter sua cota de surpresas.

Também anunciou esta segunda-feira, a criação de um Alto Comissariado da República, “em aplicação dos artigos 47 e 52 da Constituição”. Este órgão deve auxiliar o Chefe de Estado “na avaliação, acompanhamento [e] implementação de sua ação política”. (Jeune Afrique)

 

Tags
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker