DestaquesMundoPolíticaUnião Europeia

Brexit: União Europeia e Reino Unido continuam sem acordo

Dominic Raab e Michael Barnier estiveram reunidos no passado domingo, mas o Brexit continua sem avanços e com "pontos chave em ainda em aberto".

O encontro do passado domingo entre Dominic Raab, ministro britânico com a pasta do Brexit, e o negociador-chefe da União Europeia para as negociações, Michel Barnier, foi concluído sem um acordo. Previa-se que o resultado deste encontro em Bruxelas trouxesse um entendimento entre as duas partes sobre a fronteira física entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda, mas ainda há um caminho por percorrer.

Michael Barnier, negociador-chefe da UE para o Brexit, referiu na sua rede social Twitter que “apesar de intensos esforços, alguns pontos-chave continuam em aberto, incluindo a fronteira [Irlanda e República da Irlanda]”, avança o jornal britânico The Guardian, que refere que as negociações do Brexit “estão por um fio”.

Neste momento, o maior entrave a um entendimento deverá prever que Londres se mantenha na união aduaneira de forma a evitar a existência de uma fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda altamente controlada e protegida pelas forças de segurança. Com este tipo de fronteiras acontecerá o designado ‘hard brexit’. No futuro, prevê-se ainda a possibilidade de a Irlanda do Norte permanecer na união aduaneira e no mercado comum após a saída do Reino Unido da UE.

“Nos últimos dias, os negociadores do Reino Unido e da União Europeia fizeram progressos importantes em várias áreas. Contudo, há ainda vários assuntos por resolver relacionados com a fronteira (República da Irlanda e Irlanda do Norte)”, sublinha o departamento do governo britânico responsável pelo Brexit, citado pela CNN. As vozes de alguns diplomatas da União Europeia revelam “deceção”, refere o The Guardian, apesar de acreditarem que “as negociações têm altos e baixos” e que “foi bom colocar pressão neste assunto agora, para que a situação não seja a mesma em novembro”.

Espera-se ainda que este tema seja abordado no próximo encontro dos líderes europeus, agendado para a próxima quarta-feira, 17 de outubro. A saída do Reino Unido da União Europeia está marcada para 29 de março de 2019. (Dinheiro Vivo)

Por: Sara Calado

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker