CooperaçãoDestaquesPolítica

Angola e Alemanha analisam reforço da cooperação

Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, concedeu, nesta sexta-feira, uma audiência ao presidente do Conselho Federal da Alemanha, Daniel Günther, para a análise do reforço da cooperação bilateral.

À saída da audiência, Daniel Günther afirmou à imprensa que a mesma demonstra a importância que o Estado angolano atribui às relações com a Alemanha.

“Existem diversos projectos em que podemos reforçar a nossa relação”, sublinhou Daniel Günther, que está em Angola para uma visita de três dias.

Entre os projectos, destacou os relacionados com a construção naval e o sector da saúde, sublinhando haver, igualmente, potenciais áreas de cooperação no ramo energético.

João Lourenço recebeu o dirigente alemão minutos antes do início da cimeira quadripartida que junta, em Luanda, os presidentes da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, do Rwanda, Paul Kagame, e do Uganda, Yoweri Museveni.

Presidente do Conselho Federal da Alemanha, Daniel Günthe. (Foto: Francisco Miudo)

Angola e Alemanha estabeleceram relações diplomáticas em 1979. A parceria entre os dois países ganhou um novo impulso com a realização da I sessão da Comissão Bilateral, em 2012, em Berlim.

Nos últimos anos, Angola tornou-se no terceiro parceiro comercial da Alemanha na África subsahariana. Em 2010, o comércio bilateral rendeu no conjunto 491 milhões de euros. (Angop)

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close