ÁfricaPolítica

África do Sul: Membros do Parlamento prestam juramento

Cidade do Cabo - Os quatrocentos membros do sexto Parlamento sul-africano prestaram juramento na manhã desta quarta-feira, nesta cidade, em acto presidido pelo juiz presidente do Tribunal Supremo, Magoenge Magoenge.

O evento que decorreu na Sede da Casa das Leis (Província do Cabo Ocidental, ao sul do país) foi dividido em verias partes, com os líderes partidários a jurarem fidelidade à Pátria, com base na Constituição da República.

De seguida, todos os demais componentes da Assembleia Nacional, com a mão direita erguida, leram a acta de juramento e, em uníssono, disseram: “que Deus nos Ajude”.

No inicio da tarde, os deputados voltaram à Sala Magna pata juntos procederem a votação do Novo Presidente do Parlamento, seu vice e o líder do Conselho de Províncias (a câmara baixa).

A bancada parlamentar do Congresso Nacional Africano ( ANC) apresentou, como proposta para líder da Assembleia Nacional, o nome de Thandi Modise.

Esta Veterana do ANC foi, na legislatura passada, a presidente do Conselho de Províncias que, pela sua experiencia, mereceu a confiança dos deputados do seu partido.

Entretanto, a Aliança Democrática (AD), segunda mais votada formação política nas eleições de 8 de Maio, tem como proposta Thembekile Majola para a cadeira presidencial da Assembleia Nacional.

Depois de aprovados os dois nomes (que o a entidade máxima da justiça disse não ser motivo de discussão), abriu-se o processo secreto de votação.

Uma vez conhecida a figura para liderar o Parlamento, os deputados voltarão à sala de trabalhos, para pela primeira vez e sob orientação da líder, elegerem o Vice-Presidente e o representante do Conselho de Províncias.

Segundo o porta-voz do Parlamento, Moloto Mathaphi, os trabalhos estão a decorrer com a maior seriedade possível, fazendo jus as palavras do presidente Cyril Ramaphosa, de que “este Parlamento tem que ser o espelho da aspiração popular”. (Angop)

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker