ÁfricaDestaquesPolíticaUA

32.ª cimeira da UA reitera apelo para fim definitivo de deslocação de populações no continente

A Assembleia dos Chefes de Estado e de Governos da União Africana (UA) foi encerrada segunda-feira com uma promessa de se tomarem medidas exaustivas para se pôr termo ao deslocamento das populações e à crise dos refugiados.

Os chefes de Estados africanos também pediram à Organização das Nações Unidas (ONU) para demonstrar solidariedade para com o continente africano e fornecerem fundos tão almejados para consolidar a paz e resolver problemas de segurança.

No seu discurso, que marcou o encerramento da cerimónia, o novo Presidente em exercício da UA, o chefe de Estado egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, declarou que “nós conseguimos realizar coisas tangíveis durante as nossas deliberações e coisas que ressaltam as nossas prioridades em 2019”.

Entre estas prioridades figuram a aplicação da Zona de Livre Comércio Continental Africano (ZLECA), a modernização das infraestruturas e a adoção de planos para a paz e a segurança em África.

O Presidente Sissi declarou que o continente se comprometeu a preparar o regresso das pessoas deslocadas no interior do continente às suas casas e resolver as causas principais destes fenómenos.

Sissi acrescentou que a UA vai dar prioridade à reforma das instituições no seio da organização.

Indicou que os líderes africanos se entenderam sobre o reforço das bases do desenvolvimento sustentável com o objetivo de melhorar a prestação e a criação de empregos a favor de jovens.

A UA também se comprometeu a trabalhar para uma organização e um continente mais fortes capazes de fazer face às crises.

“Nós criaremos as nossas capacidades e financiaremos instituições com vista ao a criar a capacidade industrial do nosso continente”, sublinhou o Presidente Sissi.

A 32.ª cimeira da União Africana deu ênfase à paz e segurança em África, defendendo a tomada de medidas que incitam o setor privado a participar nos esforços para uma África do futuro. (Panapress)

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close