AngolaDestaquesDiplomaciaPolítica

João Lourenço reúne em Luanda com Sam Nujoma

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, manteve nesta sexta-feira, em Luanda, um encontro com o antigo Presidente da Namíbia, San Nujoma, com quem abordou questões de interesse comum.

À saída da audiência, San Nujoma declarou à imprensa que foi ao encontro do estadista angolano para agradecer o apoio prestado por Angola ao povo namibiano, por altura da luta pela independência da Namíbia.

“Sem o apoio de Angola, a Namíbia até hoje continuaria sob domínio colonial. Por isso, estamos aqui para exprimir o nosso respeito e gratidão ao Governo e ao povo angolanos”, afirmou.

Depois de conquistar a Independência, a 11 de Novembro de 1975, Angola permitiu à Organização do Povo do Sudoeste Africano (SWAPO, da Namíbia) e ao Congresso Nacional Africano (ANC, da África do Sul) a utilização do seu território, para que ambas organizações levassem a cabo a luta política, diplomática e armada contra o regime do Apartheid vigente na África do Sul.

Esse apoio culminou com a independência da Namíbia a 21 de Março de 1990.

Sam Nujoma, membro fundador e o primeiro presidente da SWAPO, serviu três mandatos como primeiro Presidente da Namíbia, de 1990 a 2005.

Angola e Namíbia mantêm excelentes relações de amizade e cooperação bilateral. (ANGOP)

Tags
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker