Nacional

Taxas de crescimento da economia ameaçam metas do PDN

O País caminha para o quarto ano de crescimento negativo, contrariando as previsões do PDN. Para alcançar um nível de desenvolvimento alto em 2025 Angola precisa de aumentar, pelo menos em 16 anos, a média de esperança de vida e subir o valor do PNB em 4.586 dólares.

Os níveis de crescimento da economia estão abaixo do planeado pelo executivo e, numa altura em que faltam apenas dois anos para implementar as 83 políticas identificadas no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN), o alcance das metas estabelecidas está a cada ano mais distante.

De acordo com dados do Expansão, Angola vai ter de crescer, em média, 5% ao ano no índice de desenvolvimento humano para alcançar a principal meta do Plano de Desenvolvimento Nacional: o País ser promovido ao nível de desenvolvimento alto. Angola é, actualmente, um País com nível de desenvolvimento baixo.

O team de João Lourenço prevê, no PDN, que o resultado das medidas implementadas apenas se vai reflectir na economia 3 anos depois, período durante o qual se espera que o País alcance o grupo de países de desenvolvimento humano elevado.

Para o feito, o executivo pretende alcançar 0,700 pontos, valor necessário para o País ascender à posição desejada à data de elaboração da estratégia. Entretanto, os valores indicativos nas metas de desenvolvimento são actualizados anualmente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que avalia 180 países. Hoje para alcançar tal patamar um país necessita de ter 0,757 valores. Este ano é feito o primeiro dos três balanços à estratégia. (Expansão)

Por: Joel Costa

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close