Comunicação SocialRegiõesServiços

Sinal da Rádio Ecclesia chega à Lunda-Norte

A Rádio Ecclesia vai, dentro em breve, expandir o seu sinal na província da Lunda-Norte, numa primeira fase conectado aos estúdios centrais, em Luanda, disse o director -geral da Emissora Católica de Angola, padre Maurício Camutu.

À margem de uma eucaristia de ordenação de novos presbíteros da Diocese do Dundo, que se realizou no Nzagi, município do Cambulo, Maurício Camutu disse que estão a ser criadas as condições técnicas para a viabilização da extensão do sinal da Rádio Ecclesia a todas as províncias do país, incluindo a da Lunda-Norte.

Maurício Camutu disse que a Lunda-Norte é das poucas províncias que ainda não emite o sinal da Rádio Ecclesia, devido a questões de ordem técnica, mas a estação radiofónica fez um grande investimento para a extensão das suas emissões a todo o país, cujos equipamentos ficaram obsoletos.

Em algumas dioceses do país os equipamentos estão a ser recuperados e utilizados, mas não é o caso da Lunda-Norte, onde se espera num curto espaço de tempo as populações tenham acesso ao sinal da Rádio Ecclesia, com a instalação de antenas, disse Maurício Camutu.
O director-geral da Rádio Ecclesia deu a conhecer que as antenas vão ser instaladas numa posição para permitir que, além da cidade do Dundo, os ouvintes dos municípios mais próximos tenham o sinal da Emissora Católica de Angola.

Para a Lunda-Norte, o projecto prevê a emissão do sinal a partir de Luanda, através de antenas repetidoras, para serem criadas as condições para uma emissão feita localmente, com a respectiva grelha de programação.

A concretização da emissão local, segundo o director-geral da Rádio Ecclesia, vai, possivelmente, levar mais tempo, uma vez que as equipas trabalham na elaboração de propostas de programas, cuja abordagem interessa às populações da Lunda-Norte, incluindo a língua nacional predominante na região.

Além da montagem de antenas, o próximo passo tem a ver com a criação de estúdios locais com todas as componentes técnicas e tecnológicas que possibilitem a produção de programas locais, disse o padre.
Desde que o Executivo deu luz verde para a expansão do sinal, a nível nacional, a Rádio Ecclesia está, neste momento, presente em 14 das 18 províncias do país, com emissões a partir de Luanda, em Frequência Modulada 97.5. (Jornal de Angola)

Por: Armando Sapalo | Dundo

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close