Regiões

Jovens clamam por formação técnico-profissional no Moxico

Luena - Jovens residentes no Moxico clamam por formação técnico-profissional, a fim de contribuírem para o desenvolvimento da província.

O desejo foi manifestado durante um encontro de auscultação com o governador local, Gonçalves Muandumba, no qual os cidadãos solicitaram maior intervenção do Estado na área de formação, assim como na dinamização do sector desportivo.

O acto contou com a participação de jovens de vários estratos da sociedade e decorreu sob lema “Juventude inserida na vida activa, futuro garantido”, tendo servido de reflexão sobre os principais problemas que afligem essa camada da população na região.

Falando à Angop, no final, o estudante da 11ª do curso de Comércio, no Instituto Politécnico de Administração e Gestão, Aniceto Garcia, sublinha a importância da gratuitidade da formação, como meio de ajudar maior parte das pessoas na região.

Na sua opinião, é preciso capacitar o cidadão para que este possa empreender pequenos negócios para sobrevivência. Solicitou o engajamento da sociedade civil e das igrejas.

Já André Wayami, praticante de judo, apelou para a necessidade de se apostar mais nos desportos individuais, com a criação de condições materiais e financeira, visando a participação do Moxico em provas nacionais.

Por seu turno, Fadário José defende melhorias na disciplina de educação física, a qual lecciona, por concluir ser insuficiente o número de professores qualificados nesta área na província.

No entanto, o coordenador da região leste do Banco de Comércio e Industria (BCI), José Dismasse, referiu que a instituição está aberta a ajudar no que concerne a iniciativas empreendedoras, através do programa “Projovem”, que desde 2017 financia alguns projectos na província. (Angop)

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker