AngolaDestaquesRegiões

Governo promove inserção de pessoas em projectos sócio económicos

Luena – O Governo angolano está a implementar um programa de municipalização dos serviços de acção social e promover a inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade em projectos socioeconómicos para a geração de rendimento.

Nesta senda, está a efectuar atribuição de prestações sociais em dinheiro às famílias em situação de pobreza extrema, bem como facilitar o acesso das famílias ao Programa de Fomento da Agricultura Familiar e de Aquisição de Produtos Agro-Pecuários.

Estas acções do Governo ocorrem em municípios como do Luchazes, situado a 347 quilómetros do sul da cidade do Luena, região da província do Moxico, que, conforme um estudo recente do Instituto Nacional de Estatística (INE), tem o maior índice de pobreza, afectado em 95 por cento, seguido pelo Luacano, Léua e Cameia.

O Luchazes, um dos nove municípios que compõe a província do Moxico, tem pelo menos 27 mil habitantes, distribuídos em 43 mil e 180 quilómetros quadros da circunscrição, que vivem em quatro comunas, nomeadamente Tempué, Muié, Cassamba e Congombe.

Segundo um relatório do INE sobre o Índice de Pobreza Multidimensional por Município (IPM-M), a que a ANGOP teve acesso, a quase a totalidade das pessoas nestas regiões são pobres, com uma incidência superior a 95 por cento.

No documento, o INE revela ainda que entre os 11 indicadores que determinam o estado de pobreza, nestas regiões a carência de água, energia, saneamento, registo civil e o desemprego juvenil concorrem com mais de 45 por cento para este fenómeno.

O município do Moxico (sede da província) é o melhor posicionado entre os nove, apresentando uma incidência de pobreza em torno de 66 por cento, ou seja, seis em cada 10 pessoas nesta região são multidimensionalmente pobres. (Angop)

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker