DestaquesRegiões

Governador pede reforço de medidas na ponte sobre o rio Lui

O governador da Lunda-Norte, Ernesto Muangala, apelou ao reforço dos níveis de segurança e das medidas de prevenção contra a Covid-19 na ponte sobre o rio Lui , por ser o ponto de entrada de pessoas e mercadorias à província, a partir da Estrada Nacional 230.

Localizada a 62 quilómetros da sede municipal do Xa-Muteba, a ponte sobre o rio Lui estabelece o limite entre as províncias da Lunda-Norte e Malanje, além da ligação com as regiões do Cuanza-Norte e Luanda, estas últimas sob cerca sanitária.

Ernesto Muangala, que durante dois dias trabalhou no município do Xa-Muteba, afirmou que as autoridades têm recebido denúncias de casos de violação da cerca sanitária de pessoas que saem das províncias de Luanda e Cuanza-Norte com destino à Lunda-Norte, alegadamente transportados por camionistas. “As Forças de Defesa e Segurança devem estar atentas à circulação de pessoas ao longo da Estrada Nacional 230”, defendeu Ernesto Muangala.

Ernesto Muangala anunciou, para breve, o início de recolha obrigatória de amostras aos motoristas de camiões e outros ocupantes para a testagem da Covid-19. O governador reafirmou que doravante todas as pessoasprovenientes das províncias de Luanda e Cuanza-Norte vão cumprir a quarentena institucional obrigatória.

Com as novas medidas impostas pelas autoridades, põem-se fim à quarentena domiciliar na Lunda-Norte, ga-rantiu o governador, referindo que a mesma se tem revelado pouco “eficiente e passiva ” ao ponto de permitir que as pessoas circulem na via pública antes do cumprimento do período estabelecido.

O governador da Lunda-Norte encorajou os efectivos do Ministério do Interior e das Forças Armadas Angolanas (FAA), assim como os afectos aos serviços da Saúde do Município do Xa-Muteba, a prosseguirem com a nobre missão voltada para prevenção da propagação da Pandemia da Covid-19 .

O responsável da Polícia Nacional no posto de controlo do rio Lui, Francisco Quintino, disse que apesar de algumas dificuldades, as Forças da Ordem têm aumentado a fiscalização das viaturas e ocupantes. (Jornal de Angola)

Por: Victorino Matias l Xá-Muteba

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker