AgriculturaDestaquesRegiões

Falta de laboratórios dificulta aprendizagem no ITA “Joaquim Kapango”

Benguela - A falta de laboratórios para as aulas práticas de algumas disciplinas está a dificultar o processo de ensino/aprendizagem no Instituto Técnico Agrário nº 1019 "Joaquim Kapango", localizado no bairro das Bimbas, a oito quilómetros da cidade de Benguela, soube-se hoje, quarta-feira.

Segundo o director da referida instituição de ensino, Inácio Tchitonga, que falava à Angop, trata-se de laboratórios de informática, química, biologia, zootecnia e fitotecnia, bem como instalações para vacaria e aviário.

O director disse que o governo provincial já tem conhecimento da situação e prometeu ajudar, mas aconselhou-os a vender o excedente da produção do campo para suprir as dificuldades da escola.

De acordo com Inácio Tchitonga, para minimizar a situação, a escola, inaugurada a 29 de Janeiro de 2016, tem estado a contar com o apoio de alguns fazendeiros vizinhos e de um campo interno intervencionado, para as aulas práticas.

A instituição tem 999 alunos no Iº e II ciclos, com idades compreendidas entre os 12 e 24 anos, diurnos, e possui também alunos de até 40 anos de idade no Iº ciclo do ensino de adultos (auxiliares de agricultura e pecuária). A nível médio (II ciclo) forma técnicos de produção vegetal e alimentar.

O Instituto conta ainda com dois internatos, um para masculinos com capacidade de acolher 150 alunos (com apenas 39 internos) e outro para meninas com capacidade de 60 alunas (com 11 internas).

O ITA conta com 91 professores das especialidades de agronomia e pecuária, além de alguns expatriados de nacionalidade cubana, possui 31 salas de aulas, cinco gabinetes, sala de informática, áreas de serviços como oficinas, carpintaria, serralharia, campo experimental de 25 hectares subdivididos em parcelas, dentre outras áreas.

Possui uma área de 280 hectares, dos quais 25 estão a ser intervencionados, três motobombas, uma electrobomba, dois tractores, uma carrinha para apoio ao campo de experimentação, dois grupos geradores para iluminação, sendo um de 80 e outro de 40 Kw e uma girafa para água.

O ITA é uma instituição pública de ensino técnico profissional de formação de técnicos das áreas da agricultura e indústria alimentar, vocacionada para formar técnicos de nível básico e médio. (Angop)

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker