Regiões

Cemitério do Cuanhama está um matagal e clama por limpeza

Ondjiva - O Cemitério Municipal do Cuanhama, província do Cunene, está a transformar-se em matagal e clama por manutenção de quem de direito, afim de se dar outra imagem ao local.

Numa ronda efectuada pela Angop, segunda-feira, constatou-se ser notória a degradação e falta de limpeza no cemitério da cidade de Ondjiva, onde as campas, os arruamentos e outros espaços estão completamente cobertos de capim, o que tem dificultado a realização de mais funerais.

Familiares contactados a propósito manifestaram-se indignados com a situação, o que consideram ser uma “vergonha”,  pelo que solicitam à administração no sentido de procurar mecanismos eficazes para a realização de uma campanha de limpeza ao campo santo.

Para Pedro João, o matagal em que se transformou o cemitério é uma “vergonha” para aqueles que têm a responsabilidade de zelar pela sua manutenção e limpeza.

Sara Manuala disse que por ser um lugar onde é colocado o corpo dos que deixaram o mundo dos vivos, deve estar mais limpo, porque desta forma dificulta as pessoas que vêm para realizar o funeral.

Edmundo Nelito  frisou que pelas condições actuais que o espaço apresenta deixa a desejar, dai ser necessário que se faça regularmente a manutenção do local, para que as famílias sintam-se bem.

(Foto: José Cachiva)

Já o chefe de Secção da Repartição do Saneamento Básico e Espaço Verde, no Cuanhama, Gilberto Tuleingepo, admitiu que o estado actual do Cemitério “é preocupante”, mas assegurou que está a fazer esforços com vista a melhorar a situação.

Justificou que a falta de manutenção no cemitério, nos últimos meses, deve-se as chuvas que se abateram sobre a região e, neste período, o capim cresce muito rápido, mas será realizada uma campanha de limpeza para manter as campas limpas.

Fez saber da existência de uma empresa contratada para manutenção e limpeza dos cemitérios, realçando a necessidade dos familiares ajudarem no asseio das campas dos entes queridos.

O responsável fez saber que Administração Municipal controla 148 cemitérios, sendo um municipal, quatro comunais, um pertencente a missão de Omupanda e os restantes são cemitérios privados ou familiar. (Angop)

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close