AngolaDestaquesEmpresasNacionalPetróleo e Gás

Lucro da Sonangol cresce para 2,1 mil milhões de dólares em 2021. É o melhor resultado desde 2014

A racionalização dos custos e as condições macroeconómicas favoráveis permitiram tal feito à petrolífera estatal angolana. O volume de negócios foi de 8,9 mil milhões, um aumento de 46% face a 2020.

O resultado líquido consolidado da petrolífera estatal angolana Sonangol ascendeu em 2021, a 2,1 mil milhões de dólares (2 mil milhões de euros), o melhor resultado em oito anos e uma subida de 152% face ao ano anterior.

Segundo o comunicado divulgado esta quarta-feira pela Sonangol, no dia em que publicou o seu relatório e contas de 2021, tratou-se de “um resultado económico e financeiro substancialmente robusto, fruto de um excelente desempenho operacional” que resulta das medidas tomadas, nomeadamente racionalização dos custos, bem como as condições macroeconómicas favoráveis.

Entre estas, destaca-se o preço médio do petróleo bruto que levou as ramas produzidas pela Sonangol a serem comercializadas a 71 dólares por barril, que compara com os 41 dólares registados em 2020.

volume de negócios consolidado foi cerca de 8,9 mil milhões, um aumento de 46% em relação ao exercício anterior.

O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado atingiu 3,4 mil milhões70% acima do período homólogo.

O resultado líquido na ordem dos 2,1 mil milhões representou “a melhor performance do Grupo Sonangol desde 2014, altura em que ainda desempenhava a função de concessionária nacional”. (Lusa/Observador)

Tags
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker