NacionalPolítica

Caixa social das FAA prevê melhoria de pensões de militares reformados

A reformulação dos estatutos da Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (FAA), que será brevemente submetida ao Conselho de Ministros para a sua aprovação, vai melhorar as condições de vida dos militares reformados.

A garantia foi dada pelo ministro da Defesa Nacional, Salviano de Jesus Sequeira, quando falava, ontem, na sede do Parlamento, durante a reunião das Comissões de Trabalho Especializadas da Assembleia Nacional para a discussão na especialidade da proposta de Lei de Bases das Carreiras dos Militares das Forças Armadas Angolanas (FAA).

Em esclarecimentos aos deputados, o ministro informou que o estatuto remuneratório do militar na reforma vai sofrer alterações, com a transformação da Caixa de Segurança Social num Instituto de Segurança Social. O titular da pasta da Defesa avançou que estão já a ser revistos todos os seus estatutos, inclusive o Estatuto Remuneratório dos reformados militares. Salviano Sequeira garantiu que os referidos diplomas serão brevemente levados ao Conselho de Ministros para a sua aprovação e posteriormente definirem os mecanismos, a fim de se melhorar as condições de vida dos quadros reformados.

O ministro sublinhou que com a reformulação dos estatutos da Caixa de Segurança Social será igualmente revista a quantidade de reformados que ainda não integraram a Caixa de Segurança Social.

“Acredito que no próximo Orçamento Geral do Estado teremos este problema, não digo resolvido na sua totalidade, mas daremos um grande passo nesse sentido”, declarou o ministro, salientando estarem em curso alterações e mudanças ao nível do funcionamento do Ministério da Defesa e das Forças Armadas Angolanas (FAA), e que, no âmbito destas mudanças, será feita uma redução no quadro dos efectivos.

“Isso implicará a criação de muitos outros mecanismos para absorvermos todos os que forem desmobilizados das FAA, e não serão simplesmente os sargentos, mas também muitos oficiais de diversas patentes, quer superiores, como generais também”, referiu.

As, 2ª, 1ª e 4ª comissões de trabalho especializadas da Assembleia Nacional analisaram na especialidade, durante a reunião de ontem, as propostas de lei de Base das Carreiras dos Militares das Forças Armadas Angolanas e a lei dos Postos e Distintivos dos Militares das Forças Armadas Angolanas, depois destas terem sido aprovadas na generalidade, na 10ª Reunião Plenária realizada a 21 de Junho. (O País)

Por: Neusa Filipe

Mostrar mais

Notícias relacionadas

1 thought on “Caixa social das FAA prevê melhoria de pensões de militares reformados”

  1. Os pensionistas da caixa social das faa recem cadastrados em Outubro de 2018, sem pagamento dos seus ordenados hà mais de 7 meses agora priorizando apenas pensionistas com 70 à 65 anos idade e o resto ????????

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close