DestaquesEconomiaNacional

Activos das empresas públicas representam cerca de 45% do PIB

Os activos das empresas públicas do país representam cerca de 45 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), afirmou nesta quinta-feira, em Luanda, a secretária de Estado para o Orçamento e Investimento Público, Aia-Eza da Silva.

Ao discursar na abertura da cerimónia de apresentação das contas das empresas do sector empresarial público/2018, Aia-Eza da Silva sublinhou que a relevância económica do Sector Empresarial Público (SEP) é inegável, na medida em que engloba mais de 80 empresas nos principais sectores da economia, empregando mais de 50 mil trabalhadores.

Na sua óptica, a performance financeira do sector apresenta vários desafios, na medida em que se tem registado o crescimento da dívida pública (em parte impulsionada pela dívida das empresas do SEP).

As fortes limitações no Orçamento Geral do Estado (OGE), derivadas do contexto económico, os compromissos internacionais com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e demais credores, além de outros compromissos ao nível de investimento público, constam igualmente dos desafios.

Fez saber que tal cenário obriga a reflectir sobre a viabilidade do modelo de subsídios directos, quer sejam a preços operacionais, subsídios indirectos, que ocorrem por via investimentos públicos, entre outros tipos de apoios, dos últimos anos, que, pelas suas magnitudes, comprometem os esforços em curso para melhorar a qualidade da despesa pública. (Mercado)

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ver também

Close
Close