MundoTransportes

Ryanair chega a acordo com pilotos irlandeses

Ao fim de 22 horas de diálogo, sindicatos e Ryanair chegaram a um consenso. Acordo deverá agora ser votado pelos pilotos irlandeses.

A noite foi longa mas acabou a bem. As negociações entre a Ryanair e os pilotos irlandeses, que tiveram início na passada semana, terminaram com um aperto de mão. A transportadora low-cost, que esteve em conversações com a estrutura sindical FORSA, num encontro mediado por Kieran Mulvey, antigo líder da Comissão irlandesa para as Relações Laborais, anunciou esta manhã na rede social Twitter que foi atingido um consenso.

Na publicação, a empresa liderada por Michael O’Leary afirma que irá avançar com o acordo após este ser votado pelos pilotos irlandeses. Mulvey pediu também às partes que não fizessem comentários sobre o assunto até o processo estar concluído.

A última reunião, que visava por termo à disputa, teve início às 22h00 de quarta-feira e terminou 22 horas depois, pelas 07h00 desta quinta-feira. Em cima da mesa estiveram assuntos relacionados com as condições laborais dos pilotos, como horários, férias, salários, promoções e transferências de base. Estes são pontos comuns às reivindicações não só de pilotos mas também de tripulantes de cabina que desde o início do verão têm levado a cabo várias greves, o que obrigou a Ryanair a ter de cancelar centenas de voos, afetando milhares de passageiros.

A maratona de negociações aconteceu depois da última paralisação de 24 horas dos pilotos irlandeses no passado dia 10. Dentro de uma semana várias estruturas sindicais, incluindo as portuguesas, vão reunir-se em Roma, Itália, de forma a chegar a definir os próximos passos de ação conjunta. “Este encontro é o nosso lamento. Enquanto o Sr. Michael O’Leary continuar com esta forma de gerir é a única forma que temos de mostrar o nosso descontentamento”, referiu Bruno Fialho, do SNPVAC, ao Dinheiro Vivo. (Dinheiro Vivo)

Por: Rute Simão

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close