DestaquesMundoNovas Tecnologias

Algumas apps para iPhone estão a espiar utilizadores, alerta investigação

Tudo se deve a uma empresa que consegue gravar a interação do utilizador com o ecrã do smartphone captando, por exemplo, palavras-passe.

Uma investigação lançada pelo TechCrunch revela que algumas apps para iPhone – entre as quais a Air Canada, a Expedia e a Abercrombie & Fitch – são capazes de gravar o ecrã dos smartphone, espiando assim o comportamento dos utilizadores sem que estes tenham conhecimento.

Tudo se deve a uma empresa de analítica de nome Glassbox, que dispõe da tecnologia que permite gravar o ecrã dos iPhones. Desta forma, é possível reunir dados como palavras-passe e até informação de cartão de crédito sem o conhecimento dos utilizadores.

Confrontadas pela investigação, as empresas responsáveis pelas apps responderam que o uso desta prática tinha como objetivo melhorar a experiência de utilizador, não fazendo qualquer menção de que usam informação sensível dos utilizadores.

Em sua defesa, a Glassbox indica que não tem acesso à parte do ecrã relativo ao teclado, afirmando efetivamente que não tem acesso a informação sensível. (MSN)

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close