Artes PlásticasCultura

Rita GT abre “Escola ao lado” com lições itinerantes

A Galeria MOVART vai apresentar, pela primeira vez, em exposição individual, a artista portuguesa Rita GT, com o projecto “Escola ao lado”, no dia 23 deste mês, pelas 18h:00, amostra que surge de um projecto itinerante que teve início em Londres e chaga agora à capital angolana.

“Escola ao lado” é um dos mais recentes trabalhos de Rita RT, uma série composta em lições itinerantes que desafiam e suscitam, ao mesmo tempo, esquemas de aprendizagem sobre o presente vernáculo.

Com curadoria da investigadora Ana Cristina Cachola, o objectivo do projecto é desconstruir as hierarquias no dispositivo escolar e questionar a rigidez dos modelos actuais de produção e circulação do conhecimento.

Performativa, expositiva, interventiva e recreativa: nesta “sua” escola, a estrutura de participação é horizontal, sem existência de hierarquias nem papéis fixos – o conhecimento constrói-se e está em aberto, lê-se no comunicado que recebemos.

“Só bumba na Chicala” será a lição número dois da série, e tal como tem vindo a ser habitual no percurso da artista, a exposição conta com a colaboração de outros artistas, neste caso, a escola informal do artista angolano Nelo Teixeira.

As transformações do Bairro da Chicala 2, onde Nelo Teixeira vive e trabalha, a herança do povo Axiluanda, a vivência do público e do privado, serão algumas das questões em foco – e em discurso directo, como realça a curadora Ana Cristina Cachola. “Nesta escola, todas as vozes são ouvidas”.

Além do conjunto de obras que vão estar em exposição e que foram criadas pela artista durante um período de trabalho na Chicala, a lição “Só bumba na Chicala” vai incluir também um diversificado e inusitado programa de aulas/performances de poesia, carpintaria e kuduro.

A exposição ficará aberta ao público de 23 de Novembro a 31 de Janeiro de 2019. (ONgoma News)

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close