CulturaLiteratura

Origens do Reino do Kongo foram apresentadas em livro

O último livro da trilogia “Origem do Reino do Kongo”, da autoria do historiador Patrício Batsîkama, foi apresentado quarta-feira à noite, na União dos Escritores Angolanos (UEA).

A trilogia tem como foco o aparecimento da província do Zaire no território angolano, que antes pertenceu ao Reino do Kongo que se estendia pelos dois congos e o Gabão.
Para o autor, não foi fácil escrever o livro porque na altura não dominava bem a língua portuguesa, tendo acrescentado que começou a redigir os primeiros textos da obra em 2010.

Segundo o historiador, para a recolha dos subsídios que deram origem ao livro, com 361 páginas, teve de realizar pesquisa sobre a localização de arquivos, relatos de missionários, entrevistas e a tradição oral do Reino do Kongo.

Para o presidente do Conselho Fiscal da União Nacional dos Escritores Angolanos (UEA), Álvaro Macieira, o livro é um instrumento valioso que “nos traz informações que nos vão munir e reunir conhecimentos sobre origem do Reino do Kongo.
De acordo com Álvaro Macieira, agora que Mbanza Kongo foi elevada a Património Cultural da Humanidade pela Unesco, “penso que o livro nos convida para ver e aprendermos tudo o que é de novo que o autor traz sobre a investigação que teve para trazer ao público.” (Jornal de Angola)

Por: Mário Cohen

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close