Artes PlásticasCultura

Obra de pintura de Filipe Mateus vence concurso

A capacidade criativa e inovadora de Filipe Mateus, de 18 anos, natural de Maquela do Zombo, província do Uíge, convenceu o júri do concurso de pintura Natal Unitel 2018, que lhe atribuiu o primeiro lugar.

O vencedor destacou-se ao apresentar uma tela em que conseguiu exprimir a visão sobre o Natal através de critérios como criatividade, adequação ao tema, aspectos técnicos, forma de construção do desenho e capacidade de compreender a realidade e os “fenómenos” sócio-culturais.

Filipe Mateus conseguiu na tela unir imaginação e criatividade, utilizando de forma harmoniosa as cores de tons “quentes” e ténues. No quadro é visível a forma como o jovem explora o talento procurando dar “vida” e “movimento” às personagens, com destaque para a figura do Pai Natal.

O simbolismo da árvore e os presentes de Natal, o amor ao próximo, as paisagens, a relação homem e natureza e a preservação da espécie animal e vegetal estão expressas na pintura. Filipe Mateus mostra que é possível uma convivência salutar entre os seres humanos respeitando as diferenças culturais num Mundo cada vez mais globalizado.

Nascido a 25 de Maio de 2001, Filipe Mateus manifestou interesse pela arte aos 11 anos, quando começou a viver na Baixa de Kanjinji, criando artefactos com palitos de fósforos e de vassoura. Em 2017 foi aceite pelo artista plástico António Gonga para fazer parte da Associação Sol de Cacimbo, onde desenvolveu habilidades em pouco tempo. É mentor de outros meninos que integraram o Ciclo de Motivação Artística (CMA). Tem por hábito visitar galerias para ver exposições de pintores consagrados e da nova geração.

Durante o mês de Dezembro, os 12 quadros de pintura concorrentes estiveram expostos na Sede da Unitel, em Talatona, e nas Lojas do Shopping Avennida, Morro Bento e Viana Sede, em Luanda. (Jornal de Angola)

Por: Manuel Albano

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close