DestaquesEconomiaMundo

UE e EUA devem acabar com tarifas comerciais, diz esboço da cúpula de Bruxelas

Ambos os lados concordarão em cooperar na política da China e também pedirão um novo estudo sobre as origens da pandemia Covid-19

Os líderes da União Europeia e dos Estados Unidos devem  comprometer-se  numa cúpula em Bruxelas na próxima semana para encerrar as suas disputas comerciais transatlânticas e pedir um novo estudo sobre as origens da Covid-19, de acordo com um projecto de comunicado.

O rascunho de sete páginas pretende mostrar resultados concretos do “novo amanhecer” saudado pelos líderes da UE na altura em que  o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, substituiu Donald Trump em Janeiro.

O projecto, que está a ser discutido pelos embaixadores da UE hoje quarta-feira (9), promete  encerrar uma longa disputa sobre os subsídios a fabricantes de aeronaves antes de 11 de Julho, e a suspender as tarifas de aço impostas há três anos em Dezembro.

Apesar da pressão dos grupos da indústria siderúrgica dos EUA para manter as tarifas de segurança nacional da “Secção 232” impostas por Trump, o esboço dizia: “Comprometemo-nos a trabalhar para suspender antes de 1º de Dezembro de 2021 todas as tarifas adicionais, punitivas de ambos os lados vinculados ao nosso aço e alumínio disputa. ”

A UE e os Estados Unidos são as principais potências comerciais do mundo, junto com a China, mas Trump procurou colocar a UE de lado. (CNN Brasil)

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker