EconomiaRegiões

Sector eléctrico aumenta capacidade de geração

A capacidade de geração e consequente distribuição de energia eléctrica no país vai aumentar dos actuais três mil para sete mil megawatts, anunciou hoje, no Lubango, o secretário de Estado da energia, António Belsa da Costa.

Ao falar à imprensa, no Lubango, no final da visita de trabalho de dois dias, onde avaliou a situação do sector, disse que os investimentos em curso vão permitir ao país ter essa capacidade até 2022.

Referiu que os orçamentos para aquisição de equipamentos para estes projectos estão a ser analisados, com o propósito de melhorar a capacidade de produção, transporte e distribuição de energia eléctrica.

Relativamente à produção de energia eléctrica no Lubango, António Belsa da Costa, afirmou que está circunscrita a duas centrais que têm a capacidade de gerar 80 megawatts, mas apenas estão disponíveis 57 MW, daí as restrições a nível da cidade.

“Do ponto de vista de produção não estamos tão mal, porque conseguimos cobrir a maioria dos clientes nas horas de ponta, com excepção no período nocturno, situação que tem a ver com barragem da Matala que neste momento também não está a produzir por falta de água na sua albufeira”, disse.

Por outro lado, esclareceu que ministério de Energia e águas está a desenvolver um conjunto de acções que visam acabar com o vandalismo e roubo de cabos eléctricos nos postes de alta tensão no país.

Esta operação está a ser realizada com os órgãos do Ministério do Interior, com o propósito da manutenção destes equipamentos e sistemas, de modo a continuar aumentar e melhorar o fornecimento de energia eléctrica.

Nesse âmbito, informou terem já sido detidos alguns cidadãos nacionais, flagrados a vender o material roubado em Luanda.

“Os resultados em torno disso são bastante positivos, porque existem pessoas já detidas e estamos a trabalhar na investigação das empresas que adquiriram este tipo de material, cujo roubo prejudica a população e vão ser responsabilizados pelos danos causados”, disse.

Durante dois dias na província da Huíla, o responsável visitou a centralidade da Quilemba, no Lubango, central térmica da Arimba, instalações da Empresa de Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) e manteve um encontro com as autoridades locais em torno da situação actual de energia eléctrica. (Angop)

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close