AngolaDestaquesEconomiaRegiões

Projecto avícola distribui 11 mil pintos para criação

Lucala - Onze mil pintos de raça rústica foram distribuídos aos criadores familiares dos municípios de Cazengo, Cambambe, Lucala e Ambaca, no âmbito do programa do governo do Cuanza Norte de relançamento do projecto integrado de avicultura familiar orientado para o mercado.

Em declarações, neste domingo, à imprensa, Francisco Barros, um dos gestores do projecto, referiu que os pintos foram produzidos por sistema de “eclosão”, através de ovos recebidos do Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas, no quadro do repovoamento avícola.

De acordo com Francisco Barros, além da eclosão de pintos, o projecto iniciado em Janeiro deste ano, com três mil 500 aves distribuídas pelo Ministério da Agricultura e Pescas, está, igualmente, a produzir, semanalmente, quatro mil  200 ovos, a razão de 600 ovos/dia.

Esclareceu que o projecto conta com 20 naves, 12 das quais em funcionamento.

Conta  com três mil e 500 galinhas poedeiras que estão a produzir ovos, cujos  pintos serão distribuídos às famílias camponesas e criadores dos 10 municípios do Cuanza Norte.

O programa conta com apoio do Gabinete Provincial da Agricultura que, regularmente, distribui vacinas e ocasionalmente ração.

A unidade sob gestão de dois jovens empreendedores encontrava-se abandonada há mais de sete anos, tendo retomado a actividade em Janeiro deste ano, após beneficiar de três mil e 500 pintos em fase de crescimento, para o fomento da actividade avícola na localidade das Pambas, município do Lucala. (Angop)

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker