DestaquesEconomiaPortugalS. Tomé e PríncipeTelecomunicações

Portuguesa Visabeira compra 51% da CST e passa a liderar sector das telecomunicações em São Tomé e Príncipe

A CST detém, actualmente, 100% de quota de mercado no serviço fixo e 83% de quota de mercado na rede móvel em São Tomé e Príncipe. Estado santomense mantém 49% da CST

A Visabeira Global – empresa do grupo Visabeira que opera em áreas como a construção, energia, tecnologia e telecomunicações – adquiriu 51% das ações da Companhia Santomense de Telecomunicações (CST), que antes eram detidos pela Africatel Holding, segundo anunciado esta quarta-feira em comunicado. O Estado santomense continua a deter 49% da CST.

A CST detém, actualmente, 100% de quota de mercado no serviço fixo e 83% de quota de mercado na rede móvel em São Tomé e Príncipe. “Tem uma rede de 12 lojas próprias e 800 pontos de venda distribuídos pelas ilhas e através de redes 2G e 3G assegura uma cobertura de 93% da população”, lê-se no comunicado da Visabeira.

A CST detém também 74,5% “na STP Cabo, empresa que participa no consórcio do cabo submarino ACE que liga a costa da África Ocidental à Europa”.

“Com a Visabeira Global a CST assume o compromisso de contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento do país, mantendo um forte compromisso com o Estado santomense”, indica ainda a nota.

Os eixos estratégicos acordados passam por dinamizar serviços de internet fixa e móvel, modernizar a rede 2G/3G e investir no 4G, expandir a rede de fibra óptica, investir em serviços de PayTV, entre outros.

São Tomé junta-se, assim, aos restantes países de língua oficial portuguesa onde a Visabeira já opera na área das telecomunicações, como Moçambique e Angola (em ambos através da televisão). (Expresso)

Tags
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker