DestaquesEconomia

Moeda nacional busca estabilidade

A moeda nacional, no mês de Setembro, depreciou-se face ao dólar norte-americano, em cerca de 3,71 por cento e a taxa de câmbio média, de referência nas operações do mercado, fixou-se em 630,636 kwanzas por dólar no final do mesmo mês, tendo o volume de colocação de divisas se situado em 75 milhões de dólares.

Esta foi uma das conclusões que constam do Relatório de Macroeconomia e Mercados Financeiros, publicado recentemente pelo Gabinete de Estudos e Estratégia da Comissão do Mercado de Capitais (CMC).

De acordo com o mesmo estudo, no mercado secundário de dívida pública sob gestão da Bodiva, registou-se um aumento ligeiro na ordem dos 0,55 por cento no volume de transacções relativamente ao mês anterior, totalizando no final de Setembro 88,26 mil milhões de kwanzas. Este comportamento, de acordo com o relatório, foi influenciado pelo aumento na procura de títulos indexados à taxa de câmbio (OT-TX) em 23 por cento face ao mês passado.

O documento atesta, igualmente, que no mercado nacional, a Luibor com maturidade de 6M fixou-se em 15,35 por cento no fim de Setembro, registando uma variação negativa de 1,12 pontos percentuais. O período em análise ficou também marcado, de acordo com a publicação, pelo crescimento das yields das eurobonds angolanas. (Jornal de Angola)

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker