ÁfricaDestaquesEconomiaIndústria

Grupo Dangote Cimentos nomeia Michel Puchercos como novo CEO

O novo responsável substitui o engenheiro Joseph Makoju, que se reformou do cargo que exercia desde 2'18, de acordo com informações divulgadas pela Bolsa de Valores da Nigéria

O engenheiro Makoju, popularmente conhecido por Sr. Cimento, retira-se após 45 anos de liderança transformacional na indústria do cimento. O conselho de administração aprovou, no entanto, a nomeação de Michel Puchercos para o substituir como CEO do Grupo, com efeito a partir de 1 de Fevereiro de 2020.

O GMD/CEO cessante da maior empresa produtora de cimento da Nigéria, é detentor de um bacharelato em Engenharia Mecânica obtido com distinção (1st Class) na Universidade de Nottingham, Reino Unido, e um mestrado em Engenharia Mecânica da mesma universidade. É também diplomado (mni) pelo “National Institute for Policy and Strategic Studies” (NIPSS), Instituto Nacional de Estudos de Política e Estratégicos), Kuru, Jos, Estado de Plateau.

Antes de ocupar o cargo actual, Makoju foi conselheiro honorário do Presidente e chefe executivo da Dangote Industries Limited, Aliko Dangote, de 2009 a 2018. Desempenhou também o cargo de responsável operativo  na Dangote Cement.

Trabalhou em várias organizações de referência mundial, incluindo a Shell-BP, Blue Circle (Reino Unido) e WAPCO que liderou como Managing Director/CE durante cerca de uma década antes de aceitar a nomeação para Managing Director/CE da autoridade nacional para a energia elétrica “National Electric Power Authority” (atualmente “Power Holding Company of Nigeria”).

Desempenhou funções como conselheiro especial (energia eléctrica) do Presidente da República Federal da Nigéria em duas administrações.

Foi um dos primeiros membros do conselho de administração do Grupo de Energia da África Ocidental (West African Power Pool), posição que ocupou durante 8 anos, permanecendo actualmente como membro honorário do conselho. É, além disso, presidente da Cement Manufacturers Association of Nigeria (CMAN, Associação dos fabricantes de cimento da Nigéria).

O engenheiro Makoju é membro de várias associações profissionais, nomeadamente, da “Nigerian Society of Engineers” (Ordem dos Engenheiros da Nigéria), do “Nigerian Institute of Management” (Instituto Nigeriano de Gestão) e do “British Institute of Mechanical Engineers” (Instituto Britânico dos Engenheiros Mecânicos).

Recebeu várias distinções, incluindo um título honorífico da República Federal da Nigéria – “Officer of the Federal Republic of Nigeria (OFR)” e uma honra nacional da República do Níger – “Grand Commander of the Special Order of Merit (GCSO)”.

Michel Puchercos, até à sua recente nomeação, foi Group Managing Director e Country CEO da Lafarge AFRICA (março 2016 – janeiro 2020), uma empresa cotada na Bolsa de Valores (Lagos) no segmento premium.

Puchercos tem mais de vinte anos de experiência no setor do cimento. Além de ter trabalhado extensivamente na Lafarge, incluindo como President & Chief Executive Officer da Lafarge Halla Cement e como Director of Strategy and Systems na Lafarge Gypsum, foi Chief Executive Officer da Bamburi Cement, Quénia, e da Hima Cement, Uganda, bem como Presidente da Mbeya Cement, Tanzânia. (APO)

 

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker