DestaquesEconomiaMoeda e Bancos

Bancos ficaram com 305,7 milhões USD em divisas

Os bancos comerciais a operar em Angola ficaram com 305,7 milhões USD em divisas, cerca de 90% do total que o Banco Nacional de Angola (BNA) colocou em leilões no mês de Junho, tratando-se do valor mais baixo desde que o banco central deu início, em Janeiro de 2018, aos leilões de moeda estrangeira.

Ao todo, 27 bancos estão autorizados a ter actividade no País mas, em média, no mês passado, apenas 18 participaram nos leilões de divisas, no qual o BNA colocou 333 milhões USD, de acordo com a página da internet do banco central.

Os 305,7 milhões USD com que os bancos ficaram em Junho são o valor mais baixo adquirido pela banca num só mês desde o início do ano passado, mais de metade daquele que tinha sido o valor mínimo, em Janeiro de 2019, quando as instituições bancárias ficaram com 624 milhões USD.

De acordo com fonte do BNA, a “falta de liquidez em Kwanzas” tem afastado os bancos dos leilões de divisas já que “para comprar dólares ou euros os bancos têm que ter Kwanzas”. “Há bancos que têm ido aos leilões apenas uma vez por mês e há outros que nem isso”, acrescenta a fonte. (Expansão)

Por: Joaquim José Reis

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close