AngolaDestaquesEconomiaMoeda e Bancos

Banco da Caixa Geral Angola entra na bolsa angolana

Partilhar artigo 1 ... A Caixa Geral de Depósitos de Angola entra esta quinta-feira para a Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva). É a segunda instituição financeira a operar no país a estar cotada em bolsa desde que a Bodiva abriu, a 25 de julho.

O BAI, o Banco Angolano de Investimentos, foi o primeiro a negociar – é o maior credor em termos de ativos em Angola.

A oferta do Banco Caixa Geral Angola é de 5 milhões de acções, que representa 25% do capital.

A bolsa de Luanda abriu após mais de uma década de atrasos. Na cerimónia de inauguração, o CEO Walter Pacheco estimou que emdentro de cinco a 10 anos cerca de 20 empresas vão estar a negociar na Bodiva.

“No início, o mercado de acções será dominado por empresas financeiras e petrolíferas, mas depois veremos uma onda de outras empresas”, disse. “Não poderemos competir com a Nigéria e a África do Sul nos próximos cinco anos, mas seremos maiores do que a maioria das bolsas de valores do continente”, assinalou.

Na altura esperava-se que, além da Caixa, se estreasse ainda este ano o Banco Millennium Atlântico, ainda antes de a petrolífera estatal Sonangol e a Endiama, sociedade concessionária dos direitos de exploração de diamantes, realizarem os seus IPO. (Jornal de Negócios)

Tags
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker