AFREXIMBANKAngolaDestaquesEconomia

Afreximbank desembolsa 40 mil milhões de dólares

O Banco Africano para as Exportações e Importações (Afreximbank) compromete-se, nos próximos cinco anos, em desembolsar 40 mil milhões de dólares para apoiar o comércio intra-africano.

Com este valor, o Afreximbank duplica os 20 mil milhões de dólares dos últimos cinco anos, informou o presidente do Conselho de Administração, Benedict Oramah, na Feira Comercial Intra-Africana, aberta segunda-feira, em Durban (África do Sul).

Ao se dirigir a seis presidentes africanos e uma vasta plateia de empresários, no dia da abertura da segunda edição do evento, que decorre até 21 de Novembro, disse que África está a começar a construir suas próprias instituições, como o caso desse banco.

“Os acordos comerciais têm funcionado em mercados mais maduros porque contam com mecanismos institucionais que apoiam a sua implementação”, destacou.

Além dos 40 mil milhões de dólares, o Afreximbank está a fornecer linhas de confirmação de cartas de crédito para bancos comerciais africanos para apoiar o comércio internacional.

Para o caso de Angola, em específico, o Banco de Fomento de Angola (BFA) tornou-se no primeiro “Trade Finance Intermediate (TFI), ou seja, o primeiro agente/intermediário comercial e financeiro do Afreximbank.

O Afreximbank tem como objectivo integrar 500 bancos com linhas agregadas de mais de 8 mil milhões de dólares americanos. Até ao momento, já integrou quase 480 instituições congéneres, tendo os maiores links de mensagens com bancos africanos. (Jornal de Angola)

Tags
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker