BasquetebolDestaques

Basquetebol: 1º de Agosto vence e impede consagração do Petro

Luanda - Numa partida com final emocionante, a equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto, campeã em título, venceu por 101-100 e impediu a consagração do Petro de Luanda, como vencedor do campeonato nacional da modalidade.

Na quinta partida do play -off, a melhor de sete jogos, realizada no pavilhão Victorino Cunha, que registou uma vez enchente de adeptos, o 1º de Agosto liderou quase sempre a marcha do marcador, que chegou a perder nos instantes finais do desafio.

No primeiro quarto do jogo, os anfitriões acertaram vários lançamentos do exterior com Emmanuel Quezada em destaque, autor de doze pontos, nesta fase do desafio onde o Petro mostrou-se permissivo na defesa e sem soluções ofensivas.

Neste período, os donos da casa saíram em vantagem, 32-20.

No segundo quarto, o treinador dos “tricolores”, Lazaré Adingono, colocou na quadra Benvindo Quimbamba, que conseguiu dar maior dinâmica ao conjunto “petrolífero”, equilibrando a contenda.

O cinco do 1º de Agosto foi ao intervalo do desafio a vencer o Petro, por 58-46.

No terceiro período, os jogadores do “rio seco” apostaram numa defesa mais cerrada, situação que fez o adversário ficar três minutos sem marcar qualquer ponto, até que Aboubakar Gakou acertou um tripolo, que motivou os atletas do Petro.

Nesse período, o capitão Armando Costa também destacou-se, ao lado de Quezada, quer a liderar o grupo, como na condução do jogo ou na marcação de pontos.

No quarto e último período, os jogadores “tricolores” tornaram-se mais esclarecidos e acertivos nas jogadas, chegaram mesmo a liderar o marcador (99-95) após um lançamento triplo de Gerson Gonçalves, quando restavam dois minutos para o fim da partida.

O duelo ganhou contornos dramáticos a escassos segundos do termo do jogo quando Olímpio Cipriano, com chances de colocar o Petro à frente do marcador, falhou dois lances livres.

Após esse triunfo, o 1º de Agosto colocou a série em 2-3 e forçou o Petro a fazer o sexto jogo, a ter lugar na sexta-feira, no pavilhão da Cidadela.

Trio de Arbitragem: António Bernardo, Osvaldo Neto, Mbunga Pedro

1º de Agosto: Pedro Bastos (7), Carlos Cabral (00), Edson Ndoniema (2), Armando Costa (9), Tarcio Domingos (5), Felizardo Ambrósio (8), Mutu Fonseca (00), Emmanuel Quezada (42 ), Eduardo Mingas (12), Hermegildo Santos (00), Islando Manuel (3) e André Harris (10)

Treinador: Paulo Macedo

Petro de Luanda: Kendall Gray (3), Olímpio Cipriano (13), Childe Dundão (7), Carlos Morais (11), Joaquim Pedro (00 ), Erickson Silva (00 ), Leonel Paulo (16), Aboubakar Gakou (3), Hermenegildo Mbunga (21) , Benvindo Quimbamba (20),  Gerson Gonçalves (6) e Aldemiro João ( 00)

Treinador: Lazare Adingono. (Angop)

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close