DestaquesNovas TecnologiasPortugal

Índice do iPhone 2021: Quantos dias precisamos para comprar o novo gadget?

A equipa Picodi.com justapôs os preços do iPhone 13 Pro (128 GB) e os ganhos médios em vários países para contar quantos dias as pessoas precisam para pagar a última estrela da Apple.

O novo Iphone 13, tão badalado na Imprensa especializada está a suscitar polémica internacional, devido aos preços de mercado. Ter um aparelho da marca da maçã começa a ser um problema para o consumidor, com os preços elevados que os novos modelos apresentam, fazendo com que a concorrência se desdobre para conquistar espaço no capítulo da oferta, com preços mais simpáticos para os modelos inovadores e atractivos que apresentam. O artigo a seguir estabelece comparação interessante dos preços de venda do gadget, permitindo chegar à conclusão de que o novo produtos da Apple não é para todos os bolsos. Uma análise interessante que vale a pena reflectir. (A Redacção do Nováfrica)

Em Portugal, o preço oficial do iPhone 13 Pro (128 GB) ascenderá a 1179 euros. Igualmente do ano passado, os compradores não encontraram nem um carregador nem auriculares na caixa. A única excepção é a França, onde a lei obriga a Apple a incluir auriculares.

Segundo dados do INE, o salário médio em Portugal é de 1 010 euros líquidos. Isto significa que para comprar o último iPhone, o português médio teria de trabalhar 24,5 dias (assumindo, claro, que gasta todos os seus rendimentos na compra). Em comparação com o índice do ano passado,  o resultado de Portugal melhorou em 1,5 dias.

Índice do iPhone 2021O resumo do índice do iPhone em Portugal nos últimos anos:

  • 2018 – 26,8 dias
  • 2019 – 27,2 dias
  • 2020 – 26 dias
  • 2021 – 24,5 dias

São os cidadãos suíços que precisam de menos dias de trabalho para obter o novo iPhone, só precisam de 4,4 dias. Um americano pode pagar o smartphone após 5,9 dias, enquanto um australiano após 6,4 dias.

Entre os países considerados, o pior resultado foi observado na Turquia, onde o iPhone vale 92,5 dias úteis. O segundo e terceiro resultados pertencem à Filipinas e ao Brasil – 90,2 e dias úteis, respectivamente.

Metodologia e fonte de dados

O índice iPhone é um índice anual de preços do iPhone para a média salarial realizado por Picodi.com desde 2018.

O Índice do iPhone 2021 foi calculado com base nos preços do iPhone 13 Pro (128 GB) anunciados publicamente nos sites locais da Apple ou de vendedores autorizados. Os salários médios provêm das páginas oficiais do ministério ou escritório de estatística do país e estão em dia com os preços do iPhone publicados em cada país.

Os salários líquidos foram obtidos utilizando calculadoras de salários locais. Os salários mensais foram divididos por 21 – o número médio de dias de trabalho num mês. Nos países onde os institutos de estatística utilizam salários semanais, dividimos o salário por 5. (Picodi.com)

Tags
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker