Moçambique

Moçambique: sensibilização de eleitores para autárquicas

Governo moçambicano lança campanha de educação cívica, para preparar populações para o voto nas eleições autárquicas.

As autoridades moçambicanas organizam, a partir da data de hoje e por trinta dias, uma marcha através do país, que tem como objectivo a educação cívica dos cidadãos, na perspectiva das eleições autárquicas, previstas para o dia 10 de Outubro.

Teve início sábado em Moçambique, a campanha de educação cívica para as quintas eleições autárquicas previstas para de 10 de Outubro próximo.

Segundo Ana Chemane, Presidente da Comissão Provincial de Eleições da região de Maputo, o objectivo é fazer com que os agentes eleitorais promovam a educação cívica,de forma a preparar os cidadãos moçambicanos a deslocarem-se as urnas, para eleger os autarcas nas suas respectivas comunas.

Por isso, durante um mês, os agentes de educação cívica, formados para o efeito, vão levar a mensagem sobre a importância do voto num país, onde os pleitos eleitorais têm sido marcados por altos índices de abstenção.

Ana Chemane realçou que o principal objectivo da campanha, é fazer com que os moçambicanos saibam tomar as suas decisões no momento do voto e escolham o candidato que melhor representa os seus anseios.

Segundo dados disponibilizados pelo Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE ), a campanha de educação cívica vai movimentar 2.550 agentes, que serão responsáveis pela mobilização de eleitores nos 53 municípios do país .

A Renamo,principal partido da oposição moçambicana, anunciou que vai fiscalizar rigorosamente as mesas de voto em Cabo Delgado , de modo a evitar eventuais tentativas de fraude, durante o escrutínio do dia 10 de Outubro. (RFI)

 

 

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close