AngolaBasquetebolCoronavírus-Covid19

COA e Federações propõem adiamento eleitoral

O Comité Olímpico Angolano (COA) e algumas federações nacionais são favoráveis ao adiamento das eleições nos órgãos sociais para o quadriénio 2020/24, cujo Ministério da Juventude e Desportos estipulou o mês de Setembro como data limite.

Este facto decorre do agravamento da pandemia mundial da Covid – 19.

Dados actualizados indicam que Angola conta com 851 infectados, 38 óbitos, 236 recuperados e 582 activos (15 em estado crítico, sob ventilação mecânica, e três com necessidades de hemodiálise).

Reunidos nesta quinta-feira, em Luanda, o órgão reitor do Olimpismo e dezasseis federações nacionais decidiram pela alteração da data até que a situação seja considerada propícia pelas autoridades sanitárias do país.

O presidente do COA, Gustavo da Conceição, em declarações à imprensa, aplaudiu a posição tomada, baseando-se no facto de que a protecção do bem vida é mais importante.

O responsável afirmou que, em seguida, será elaborado um documento base para ser encaminhado ao Ministério da Juventude e Desportos.

Mesmo em período de pandemia, o associativismo desportivo adoptou tarefas, destacando-se reuniões por via das novas tecnologias de informação e comunicação, apesar de, no último momento, os processos eleitorais exigirem actos presenciais até a votação e tomada de posse.

Petro de Luanda, 1.º de Agosto e Interclube são os clubes de maior destaque que já realizaram os respectivos pleitos eleitorais, além de algumas associações provinciais dentro e fora da capital do país.

Entretanto, hoje mesmo, o Secretário de Estado Para a Política Desportiva, Carlos Almeida, afirmou à Rádio – 5 que, apesar de o Ministério de tutela desconhecer a realização do encontro entre o COA e federações, a decisão tomada  será respeitada, por serem órgãos fazedores do desporto, onde os clubes são os principais actores. (Angop)

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker