ÁfricaONU

Situação da RD Congo exposta ao Conselho de Segurança da ONU

A representante especial do secretário-geral da ONU no Congo, Leila Zerrougui, apresenta nesta quinta-feira ao Conselho de Segurança (CS) em Nova Iorque um relatório trimestral sobre a situação geral na República Democrática (RDC) relativo ao final de junho até setembro último, indicou uma fonte onusina em Kinshasa.

Numa sessão de videoconferência, de caráter quinzenal, da ONU em Kinshasa, Florence Marchal, porta-voz da Missão de Observação das Nações Unidas no Congo (MONUSCO), indicou que Leila Zerrougui abordará, no seu relatório, a situação política, de segurança, humanitária e económica.

Também mencionará os direitos humanos, o sistema judiciário e a administração penitenciária, a violência sexual e a proteção infantil, acrescentou Marchal.

A segunda parte deste relatório, prosseguiu, será dedicada à implementação do mandato da MONUSCO, quer no tocante ao processo eleitoral, à proteção dos civis, a atividades de desarmamento, desmobilização, reintegração e da estabilização, quer no que diz respeito a questões de géneros na implementação deste mandato.

Esta mobilização das Nações Unidas ocorrem em prelúdio às eleições presidenciais de dezembro próximo na RD Congo que abrirão a via a uma transição pacífica e democrática neste país desde a sua independência em 1960. (Panapress)

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close