ÁfricaAngolaCooperaçãoDestaques

João Lourenço visita Guiné Conacri e Ghana

O Presidente da República, João Lourenço, efectua uma visita oficial, sexta-feira e sábado, à Guiné Conacri, no quadro do reforço da cooperação bilateral.

Em declarações, ontem, à imprensa, antes de deixar Ankara com destino à Conakri, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, disse que a Guiné foi o bastião no apoio à luta de libertação nacional.

“Quem fala da Guiné também fala da nossa História, pois foi o bastião no apoio da nossa luta contra o colonialismo. Já temos a Independência política, mas há outros desafios, no quadro da cooperação Sul-Sul”, disse Téte António, ao justificar a visita do Presidente João Lourenço a Conacri. “A Guiné sempre foi um país estratégico para nós em termos de relações políticas, mas com potencial (económico) para partilhar com Angola”, acrescentou.
Ghana

Depois da Guiné, a próxima etapa da viagem do Chefe de Estado angolano é Accra, de 2 e 3 de Agosto. Segundo Téte António, “o Ghana é um outro exemplo de ligação histórica com Angola”. “Estamos a falar da terra de Kwame Nkrumah. Além disso, o Ghana é uma referência quando se fala de boa governação e gestão económica. Creio que é sempre bom, quando marcamos os nossos primeiros passos, ver também os passos que os outros estão a dar”, sustentou.

Accra, a primeira cidade africana a receber vacinas da Covid 19, que o PR angolano vai visitar (Foto: D.R.)

Téte António lembrou, ainda, que o Ghana é a capital da Zona de Comércio Livre Continental Africana. “Se nos referirmos à Zona, trata-se de uma capital que está a nascer mas que vai evoluir. A nossa presença e visita prevista à sede desta instituição africana também é bastante importante”, disse o ministro, ao revelar um dos pontos da agenda do Presidente João Lourenço em Accra.

NOVA PÁGINA NAS RELAÇÕES
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, considerou que se abre uma nova página nas relações entre Angola e a Turquia, com a visita do Chefe de Estado neste país.

O chefe da diplomacia angolana, que integrou a delegação que acompanhou o Presidente João Lourenço na vista à Turquia, disse acreditar que a cooperação empresarial vai ter uma dimensão muito acentuada.

“É a primeira visita de um Chefe de Estado à Turquia que sai com resultados concretos e claros”, sublinhou Téte António, adiantando que a cooperação entre os dois países vai continuar a ser reforçada com a visita, em Outubro, do Presidente da Turquia a Angola, altura em que se fará acompanhar de empresários turcos.

Ainda sobre a visita de Recep Tayip Erdogan, o ministro das Relações Exteriores referiu que “nada é melhor do que ver com os próprios olhos” e que a deslocação do Chefe de Estado turco a Luanda “é a expressão da consideração que este país dá à República de Angola”. (Jornal de Angola)

Bernardino Manje| Ankara

Tags
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker